sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

As Cinco Cores da Magia


Os feiticeiros, os planinautas e até mesmo diversas as criaturas do Multiverso são capazes de conjurar uma infinidade de magias que podem drenar a vida de um inimigo, suprir seus aliados com energia arcana e até mesmo invocar formas de vida. Mas toda magia requer mana.

O mana é uma espécie de energia mágica que dá vida às magias e também as molda. Todos os planos estão conectados entre si através da matéria do próprio Multiverso: o Éter místico que interliga todos os planos e cria um tipo de trilha entre eles, o qual é chamado de Eternidades Cegas pelos planinautas (os únicos seres capazes de vê-la).  Além disso, ainda existe o mana, que fluí através do Multiverso e canaliza a energia que alimenta a magia. O mana infunde a terra, e somente aqueles que possuem uma conexão com a terra podem utilizá-lo. Alguns planos são mais ricos em mana que outros. Nesses planos, a magia é poderosa e muito comum. Em outros lugares, onde o mana é escasso, a magia é algo raro.

É importante saber que o mana flui entre os mundos, de formas incompreensíveis. Em determinados planos, ele é mais escasso, em outros ele é composto por determinadas características, ou ainda pode ser encontrado fluindo naturalmente na biosfera de cada mundo. Os magos precisam conhecer um lugar para poder extrair mana dele. Sendo assim, um mago sabe que é preciso conhecer o tipo de terreno onde você está localizado para poder extrair o tipo de mana adequado para conjurar mágicas. Por exemplo, você irá conseguir grandes fontes de mana ígneo se estiver em uma montanha, mas este será improvável de ser encontrado em um pântano.

Existem cinco cores de mana e cada uma vem de um tipo diferente de terreno: Branco (Planícies), Azul (Ilhas), Preto (Pântanos), Vermelho (Montanhas) e Verde (Florestas).

Cada cor é orientada por valores diferentes:

Branco - Ordem, Proteção e Luz.
Azul - Conhecimento, Manipulação e Ilusão.
Preto - Escuridão, Ambição e Morte.
Vermelho - Liberdade, Emoção e Impulso.
Verde - Crescimento, Instinto e Natureza.


BRANCO

O mana Branco vem de vastas planícies, savanas ensolaradas e prados varridos pelo vento. De maneira geral, o Branco é a cor da lei, da ordem, da luz e da estrutura. A magia branca cura e protege, bem como enaltece a justiça e a honra.
 
Quando um mago utiliza o mana Branco em combate, legiões de guerreiros invadem os campos de batalha empunhando estandartes e hordas inimigas são encaminhadas para fora dos portões do castelo. Quando o Branco libera sua ira, o campo de batalha é purgado de vida.

Os magos que trilham este caminho encontram o equilíbrio através da estratégia e da organização. Para os estudiosos do mana Branco, a sociedade é mais importante que o indivíduo. Eles constroem defesas potentes, lideram tropas e protegem seus aliados. A magia Branca cura os soldados feridos para que possam responder ao chamado da batalha novamente. Os magos reúnem exércitos gigantescos, mas algumas vezes basta um único e destemido campeão para ensinar uma lição ao inimigo. Costuma-se dizer que os usuários da magia Branca são altruístas e moralistas. No entanto, não é incorreto afirmar que em alguns momentos eles podem ser autoritários.

Alguns exemplos de mágicas brancas são mágicas purificadoras e curadoras, luzes ofuscantes e ondas devastadoras de energia purificadora.

As criaturas brancas são metódicas, defensivas e cooperativas. São as primeiras a se reunir e a atacar. Os magos que manipulam o mana Branco invocam anjos majestosos para aniquilar os indignos, bem como legiões de soldados e cavaleiros formam exércitos eficazes. Os soldados podem ser pequenos individualmente, mas juntos são devastadores.

Cada uma das cinco cores de Magic tem duas cores aliadas e duas cores inimigas. O Branco faz aliança com o Verde e o Azul. O mana Branco e o mana Verde compartilham valores de holismo, ordem e comunidade. O mana Branco e o mana azul compartilham valores de reflexão, estrutura e progresso.

O mana Branco opõe-se ao mana Vermelho através dos conflitos entre a ordem e o caos, a defensiva e a ofensiva, bem como entre a estratégia e a espontaneidade. O mana Branco opõe-se ao mana Preto através dos conflitos entre a luz e a escuridão, a pureza e a corrupção e entre as necessidades da comunidade e as do indivíduo.


AZUL

As ilhas fornecem o mana azul — a magia dos mares profundos e do céu infinito. A magia Azul é trapaça, lógica e ilusão. Para um mago azul, a informação e o conhecimento são fundamentais. Os magos azuis querem saber tudo e são capazes de qualquer coisa para conseguir isso. Quando destes magos combate, ondas colossais se abatem sobre penhascos rochosos, ventos varrem os céus tempestuosos, as mágicas dos inimigos são ineficazes e suas criaturas se desintegram no ar.

A magia Azul é reativa, calculada e metódica. Sua força vem da paciência e da inteligência. Os magos azuis trabalham por baixo dos panos, tramando e roubando segredos. Antes de dar um passo, eles controlam minuciosamente seu ambiente. As mágicas e habilidades azuis concentram-se na predição e na ilusão. O Azul é também a cor da tecnologia e do estratagema. Embora os magos azuis são inventivos e progressivos, seu lado perverso revela que podem ser grandes manipuladores e também traiçoeiros.

Alguns exemplos de mágicas azuis são ondas violentas, redemoinhos de éter e até mesmo manipulações do próprio tempo.

As criaturas azuis tentam trapacear seus oponentes ou usar artifícios para fazê-los usar a magia de modo indesejado. Elas freqüentemente confundem, se escondem sob disfarces ou roubam coisas de seus inimigos. Os magos azuis convocam feiticeiros e bestas estranhas do ar e da água para servi-los. Eles invocam esfinges ardilosas, dragonetes ferozes e sílfides elusivas. Leviatãs titânicos emergem das profundezas do oceano para realizar seus capichos.

Cada uma das cinco cores de Magic tem duas cores aliadas e duas cores inimigas. O Azul faz aliança com o Branco e o Preto. O mana Azul e o mana Branco compartilham valores de reflexão, estrutura e progresso. Por outro lado, o mana Azul e o mana Preto compartilham valores de sigilo, manipulação e desejo pela onisciência.

O mana Azul opõe-se ao mana Vermelho através dos conflitos entre a água e o fogo, a lógica e a emoção e entre a contemplação e a ação. De forma semelhante, o mana Azul opõe-se ao mana Verde através dos conflitos entre o artificial e o natural, a ilusão e a realidade, bem como entre a anulação e o crescimento.


PRETO

O mana Preto vem de pântanos úmidos, onde as coisas apodrecem e entram em putrefação. Descampados sombrios, catacumbas assombradas e pântanos fétidos são as principais fontes de mana preto. O Preto é a cor da morte, do medo e do egoísmo (os valores distorcidos da escuridão). A magia preta é poderosa e fácil de manipular, mas tem um alto preço. Os magos pretos são egoístas e egocêntricos, sendo capazes de fazer qualquer coisa para obter o poder — sem se importar com o custo.

Como é de se esperar, o mana Preto tem um vasto arsenal de mágicas repulsivas: desenterrar os mortos de suas tumbas e fazê-los caminhar mais uma vez sob a terra; espalhar a peste por um território; e drenar a vida de todos os seus habitantes. As mágicas pretas podem amaldiçoar suas vítimas dos modos mais horríveis e duradouros. Podem distorcer a mente, envenenar a terra e matar criaturas instantaneamente. Mas o preço é alto e os riscos são muitos. Na sua melhor versão, os magos pretos são ambiciosos e descarados. Mas quando estão de mau humor, podem ser dominadores e insaciáveis.

Alguns exemplos de mágicas pretas são gavinhas de sombras perversas, roubar segredos, manipular a morte e projeções de pesadelos mutiladores nas mentes dos inimigos. Esqueletos e mortos-vivos, horrores inomináveis e demônios diabólicos são os habitantes nativos dos locais que são fontes de mana Preto, e eles são tão egocêntricos e traiçoeiros quanto os magos que os controlam. Mas a magia preta não se limita a essas aberrações: os cultuadores da morte e as sociedades secretas de assassinos põem em prática os planos nefastos dos magos pretos secretamente na escuridão. Os magos pretos controlam as criaturas mais horripilantes, mas sempre com um alto preço.

Cada uma das cinco cores de Magic tem duas cores aliadas e duas cores inimigas. O Preto faz aliança com o Vermelho e o Azul. O mana Preto e o mana Azul compartilham valores de sigilo, manipulação e desejo pela onisciência. De forma similar, o mana Preto e o mana Vermelho compartilham valores de individualismo, imediatismo e egoísmo.

O mana Preto opõe-se ao mana Branco através do conflito entre a escuridão e a luz, a corrupção e a pureza, bem como das necessidades do indivíduo e as da comunidade. O mana Preto também opõe-se ao mana Verde através dos conflitos entre a morte e a vida, a decadência e o crescimento, como também entre a avidez e a abundância.


VERMELHO

O mana Vermelho flui de cordilheiras acidentadas, penhascos rochosos e do coração ardente dos vulcões. A magia vermelha é toda fúria e paixão. Quando um mago vermelho combate, faíscas iluminam o céu escarlate, lava jorra do solo e o fogo consome a terra. Os magos vermelhos podem canalizar suas emoções selvagens para destruir uma cidade ou transformar as chamas em armas mortais.

Liberdade, fogo e impulso circulam pelas veias dos magos vermelhos, que não têm paciência para conversas ou sutilezas. Eles agem de modo rápido e impulsivo. Com o mana vermelho, um mago controla o poder do fogo e da terra. Os magos vermelhos tostam seus inimigos com bolas de fogo ou invocam o poder da eletricidade dos céus, bem como são capazes de abalar os fundamentos das civilizações e destruir a própria terra. Em uma visão ampla, os magos vermelhos são dinâmicos, passionais e desprendidos. No entanto, eles também costumam ser temperamentais e destrutivos.

Alguns exemplos de mágicas vermelhas são chuvas de meteoros, relâmpagos incandescentes e gigantescas gotas de fogo.

As criaturas vermelhas típicas são belicosas, frenéticas e perigosas. Os magos vermelhos invocam destemidos dragões para dominar os céus. Enviam hordas de bárbaros sedentos por sangue ou goblins impetuosos para arrasar com seus inimigos. Eles também canalizam sua energia mística para invocar poderosos elementais do fogo com impiedosa capacidade de destruição. As criaturas vermelhas vagam pelo território derrubando tudo o que encontram pelo caminho.

Cada uma das cinco cores de Magic tem duas cores aliadas e duas cores inimigas. O Vermelho faz aliança com o Preto e o Verde. O mana Vermelho e o mana Preto compartilham valores de individualismo, imediatismo e egoísmo. Já o mana Vermelho e o mana Verde compartilham valores de ação, instinto básico e conexão com a terra.

O mana Vermelho opõe-se ao mana Branco através dos conflitos entre o caos e a ordem, a ofensiva e a defensiva, bem como do oportunismo e da estratégia. De forma parecida, o mana Vermelho opõe-se ao mana Azul através dos conflitos entre o fogo e a água, a emoção e a lógica e entre a ação e a contemplação.


VERDE

As prolíferas florestas transbordam de mana Verde, a vibração da natureza. A magia verde é crescimento, vida e força bruta. Quando um mago verde combate, criaturas colossais esmagam os arbustos, animais ganham dimensões gargantuescas e feridas se fecham antes que o sangue escorra pela terra.

Para os magos verdes, o mundo obedece à lei das selvas — somos todos predadores ou presas. Os magos verdes fazem tudo o que podem para acelerar e proteger a natureza: selvas expandem-se, artefatos desmoronam-se e criaturas regeneram-se. Para os magos verdes, até mesmo as plantas se tornam armas letais. Na sua melhor versão, os magos verdes são instintivos e adaptáveis. Mas seu lado perverso é selvagem, irracional e predador.

Alguns exemplos de mágicas verdes são crescimento luxuriante e desenfreado, fome predatória repentina e o poder de todo um estouro de manada.

Os magos verdes invocam uma grande variedade de criaturas, desde animais habitantes das florestas a elfos territoriais e behemoths de tirar o fôlego. Algumas criaturas verdes são fontes vivas de mana, enquanto outras subjugam seus inimigos através de uma explosão de ferocidade. Desde extraordinários elementais da natureza a vormes carnívoros, as criaturas verdes estão entre as mais colossais e potentes dos planos.

Cada uma das cinco cores de Magic tem duas cores aliadas e duas cores inimigas. O Verde faz aliança com o mana Branco e o mana Vermelho. O mana Verde e o mana Branco compartilham valores de holismo, ordem e comunidade. Por outro lado, o mana Verde e o mana Vermelho compartilham valores de ação, instinto básico e conexão com a terra.

O mana Verde opõe-se ao mana Azul através dos conflitos entre o natural e o artificial, a realidade e a ilusão, da mesma forma que entre o crescimento e a anulação. O mana Verde opõe-se ao mana Preto através dos conflitos entre a vida e a morte, o crescimento e a decadência, além é claro da avidez e da abundância.
 

Um comentário:

  1. Muito legal esse post, ajudou bastante a entender a lógica das cores no jogo

    ResponderExcluir