sábado, 13 de março de 2010

A Cor Azul


A filosofia de cada cor se baseia em como aquela cor vê o mundo. O Azul olha e vê oportunidades. Para o Azul, o mundo é um aglomerado de recursos que o permitem a alguém a habilidade de se transformar em qualquer coisa que ele desejar. Cada pessoa nasce como uma folha em branco. O propósito da vida é aprender o que você quer escrever nessa folha de papel, e como atingir esse objetivo.

Para alcançar isso, o Azul aprende a valorizar o mais importante recurso do mundo: Informação. A fim de encontrar seu lugar no mundo, a pessoa deve possuir o máximo de conhecimento possível. Com essa ferramenta à disposição, ele irá encontrar a solução para todo e qualquer problema. Portanto, o derradeiro objetivo do Azul é a ONICIÊNCIA. O Azul quer saber tudo. Pois aquele que tudo sabe não possui fraquezas.

Essa sede por conhecimento pode ser vista mecanicamente nas habilidade do Azul de comprar cartas e manipular o Grimório. Quando o Azul se vê em uma situação desagradável, ele busca por novas respostas. Mais do que qualquer outro, o Azul entende que uma Guerra é uma batalha por recursos. Aquele que sabe mais tem uma gigantesca vantagem tática.

Para adquirir conhecimento, o Azul começou a respeitar a importância do Intelecto. O Azul vence suas batalhas prevendo ou persuadindo seu oponente. Para duelos mágicos, há necessidade da compreensão de como a Magia funciona. Esse é o porquê do azul ser o nestre da anti-mágica, impedindo seus opoentes de realizarem seus intuitos atráves de cartas que anulam tais pretensões, como a famigerada Contramágica ou similares. Da mesma maneira, esta cor também se dedica a manipulação temporal, seja por intermédio de atrasar os planos de um adversário, obrigando-o a dispender novamente seus recursos, como os efeito de devolução causados por cartas como Repulsa ou Bumerangue, ou ainda seja por meio de literalmente mudar o curso dos turnos do jogo como causado por Distorção Temporal. A maestria do Azul na arte da metamagia também permite a ele a habilidade de parar magias em curso, ou até mesmo revertê-las. Essa também é a razão pela qual o Azul possui magias como Ilusão Mental ou Conjuração Dupla, que permitem a reformulação de magias.

O Azul também usa o intelecto para ludibriar o oponente. O Azul não tem escrúpulos em vencer pela confusão. O Azul faz uso de ilusões e truques que obrigam às próprias magias do oponente a trabalhar de modo diferente do que o esperado. Azul também faz eficiente uso do roubo e da enganação, por isso muitas cartas geram efeitos diretamente sobre o deck de um oponente, como Esculpir a Mente e Congelamento Cerebral. Tratam-se de uma forma de "ataque psíquico", pois o Azul sabe que, se não pode vencer uma luta física, ele tem de usar suas habilidade para alterar o duelo a seu favor. O Azul não é a mais ética das cores, mas se as regras permitem, ele não irá pensar duas vezes antes de explorar o sistema.

Em adição, o Azul é mestre em criar coisas úteis, seja construindo do lixo, ou convertendo-os de suas formas originais. Portanto, Azul é a cor do maior tecnologia e possui uma grande sinergia com os Artefatos, conforme pode ser observado em diversas cartas como Fabricar e Remendar.

O Azul é parte estudante e parte cientista. A jornada eterna do Azul é coletar o máximo de conhecimento possível e encontrar jeitos de aplicá-lo. O Azul quer constantemente o melhor para si, para maximizar seu potencial. Isso significa que o Azul representa as qualidade que coletam e usam informação. Por isso, o acúmulo de conhecimento é fundamental para o Azul sobrepujar seus adversários. Assim, efeitos de comprar mais cartas são extremamente comuns nesta cor, tais quais Divinação ou Esquicho Mental.

O Azul vive por seu intelecto. Então, ele elimina aqueles que não conseguem, ou pior, aqueles que não tem tempo para compreenderem as coisas. O Azul é uma cor lenta, metódica, passiva. Aqueles que aceleram para a ação sem darem o tempo para se preparar são banidos.

Quando o Azul encontra tal comportamento, ele faz aquilo que qualquer bom pai faria: Tenta controla-lo, e tenta reformular de modo que o Azul acha que é certo.

No Branco, o Azul vê uma cor que compreende a necessidade de pensar e planejar. O Branco tem a disciplina para dar um passo para trás e repensar as conseqüências de suas ações.

No Preto, o Azul vê a cor que não recua em frente à verdade. O Preto não se engana com ignorância ou Auto-Desilusão. O Preto não dá desculpas, ele procura por soluções.

No Verde, o Azul vê uma cor presa no passado. Está tão organizada em seus costumes antigos que ignora qualquer coisa inovadora. Em adição, o Verde rejeita o intelecto racional para aceitar o instinto irracional. O Verde é uma filosofia antiga e naturalista que serve para atrasar a necessidade do progresso e da mudança. Se o Azul quer evoluir, o Verde deve ser removido do caminho.

No Vermelho, o Azul vê uma cor que COSPE na cara do intelecto. O Vermelho é guiado pela força mais caótica do universo: A Emoção. O Vermelho não argumenta e sua natureza destrutiva procura devastar tudo que o Azul visa construir. Se o Vermelho for deixado sem supervisão, ele irá causar apenas problemas para o Azul no futuro. Portanto, o Vermelho deve ser contido antes que se torne forte demais.

A grande força do Azul está em saber mais do que o oponente. Com acesso a ilimitada informação, o Azul tem todas as respostas. O problema é que esse jeito de lutar é muito lento, e o Azul tem a tendência a ser passivo quando na verdade, o necessário é ação. Geralmente um oponente rápido pode deter o Azul antes que ele possa pôr suas mãos no controle da situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário