sexta-feira, 30 de abril de 2010

Embaralhar


Uma das regras básicas do Magic é que os jogadores começam o jogo cada um com um deck de cartas em ordem aleatória. É declarado pelas Regras Universais de Torneios que os jogadores embaralham suas cartas o suficiente e enquanto fazem isso, a face das cartas não pode ser vista. Quer seja o deck um limitado de pré-release com 40 cartas , um deck padrão de 60 cartas, ou mesmo um especial de combo (existe, baseado na carta Batalha de Raciocínio) de 250 cards, os jogadores não podem ter idéia de como o deck está organizado.

Existem várias maneiras dos jogadores embaralharem seus decks. Existe o chamado riffle shuffle (também conhecido como shotgun shuffle), existe a forma de embaralhar fazendo pilhas com a face voltadas para baixo na mesa, misturando assim a ordem das cartas, e existem a forma de embaralhar chamada de mash, onde o jogador separa o deck em duas metades e então puxa as pilhas para trás juntas. Alguns desses métodos são conhecidos por nomes diferentes e também existem outras formas de embaralhar mas, quando feitos corretamente, todos tem a mesma intenção: embaralhar o deck.

Um outro método de embaralhar usado (embora não seja um que embaralhe por completo) é chamado de "dois pra um". Comumente, esse método consiste em separar o deck em duas pilhas, uma de terrenos e outra de mágicas. Então, organiza-se o deck de forma a colocar: duas mágicas, um terreno, duas mágicas, um terreno, e assim por diante. Em um deck de 60 cartas, com 20 terrenos, isto deixa o deck com um movimento bom de 2 de mágicas e 1 terreno, o que garante ao jogador comprar uma quantidade equilibrada de terrenos e demais cartas.

Se deixar como está, o deck no exemplo acima obviamente não estará embaralhado; de fato, os cards estão numa ordem conhecida. Embora a ordem exata dos cards não é conhecida, existe uma freqüência de duas mágicas e um terreno, repetindo este mesmo processo até o fim do deck. Deixado neste estado, isto é um deck amontoado e qualificado como roubo. Depois de todo o trabalho do "dois por um", o deck ainda precisa ser embaralhado.

Em pedido a embaralhar o deck suficientemente, o jogador precisa usar uma série de técnicas próprias de embaralhar e cortes. Alguns jogadores gostam de uma variedade de métodos de embaralhar durante o curso de suas partidas, misturando o métodos das pilhas, e todas as outras que tiverem o hábito de fazerem. Até mesmo misturando os métodos para embaralhar, uma coisa precisa ficar constante: é necessário que o deck tenha sua ordem aleatória. "Dois por um" sem embaralhar depois é amontoar o deck, embaralhar em pilha sozinho não é adequado, e uma ou duas ações do modo de embaralhar "riffle shuffle" também são inadequadas. Embaralhar como pilha no final também não é muito adequado.

Quando chegar a hora de embaralhar, use diferentes métodos, técnicas alternativas, tenha cuidado para não danificar ou deixar cair seus card enquanto embaralha e seja direto. Lembre que entre jogos você tem três minutos para embaralhar, não pare de embaralhar logo depois que se passaram 20 segundos!

Você deve estar se perguntando, "Por que não banir o jeito X de embaralhar?". Mesmo que vários métodos sejam dificeis de se definir precisamente, é melhor definir métodos aceitáveis. Se os jogadores usarem uma linha padrão para embaralhar, não há necessidade para banir quaisquer métodos ou jeitos de embaralhar.

Embaralhar o deck insuficientemente é algo que ativa uma bandeira de advertência para outros jogadores e juízes. De acordo com o Guia de Penalidades da DCI, o resultado por não embaralhar o deck o suficiente é uma advertência. Em outras palavras, embora se trate de uma infração sem intenção aparente, ela pode evoluir para uma trapaça maior, o que que vai resultar em desqualificação e uma investigação pela DCI.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário