segunda-feira, 17 de maio de 2010

Archenemy


Archenemy é uma nova variante de jogo casual com múltiplos jogadores. Neste formato, um jogador desempenhará o papel do arquinimigo, ou seja, o "tirano maligno" a ser derrotado pelos outros "heróis". Ou seja, os demais jogadores formarão uma equipe dedica a parar este vilão a qualquer custo. Antes que digam qualquer coisa: sim, isso lembra muito RPG! .

O arquinimigo usará um deck normal (60 cartas) e também um deck auxiliar de 20 cartas (no mínimo) composto das Scheme Cards, as quais representam as táticas e maquinações do vilão, que lhe darão o poder necessário para enfrentar dois, três, quatro ou até mesmo mais oponentes.

Os Scheme Cards são agrupados como um deck em separado (chamado Scheme Deck), embaralhados e nenhum dos jogadores deverá saber sua ordem. Então, o jogo começa. No turno do arquinimigo, existe apenas uma diferença: na sua primeira Fase Principal, o jogador revela a carta do topo do Scheme Deck. A maioria dos Scheme Cards tem habilidades desencadeadas do tipo "When you set this scheme in motion" (algo semelhante a "quando você revela esta carta") e tais habilidades podem ser respondidas normalmente antes de ocorrerem, seguindo as regras normais do Magic. Algumas Schemes Cards possuem um subtipo: Ongoing Schemes.

Isso significa que ela permanecerá revelada no topo até que um efeito faça com que ela seja "abandonada" (colocada no fundo do respectivo deck). A maior parte das cartas Ongoing Schemes tem uma condição que causa o abandono, enquanto as schemes cards normais são simplesmente colocadas no fundo do scheme deck depois de resolverem (ou não... pois podem ter alvos inválidos ou algo assim). Obviamente as Scheme Cards não fazem parte do campo de batalha. Estão em uma zona especial, assim como ocorre com os Planos de Planechase e os Generais de Commander (EDH).

O restante das regras é basicamente o normal que todos conhecem, exceto que o arquinimigo começará com 40 pontos de vida e os demais jogadores começarão com 20. Além disso, será sempre o arquinimigo quem iniciará o jogo e ele também sempre comprará uma carta, mesmo começando. O turno dos oponentes do arquinimigo são conjuntos, assim como ocorre no jogo estilo Two-Headed (em que os jogadores jogam em duplas). Mas, as vidas e os recursos são individuais. Assim, um jogador não pode "emprestar" mana para o outro, por exemplo... e se um integrante da equipe é derrotado, o restante prosseguirá a batalha contra o arquinimigo. No final, vencerá a equipe ou o vilão poderoso? Jogue e descubra!

Regras oficias completas: AQUI.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário