segunda-feira, 31 de maio de 2010

Experiência


O quanto pode contar a experiência em um jogo de Magic? O que impede alguém que pegou um deck de magic outro dia de ser melhor que um jogador veterano? Quais são as partes do jogo que exigem tanto aprendizado? As respostas para essas perguntas podem ser respondidas observando-se jogadores de diferentes níveis em ação. Eu mesmo já joguei contra jogadores de todos os niveis possíveis. Enquanto eu jogo, observo os fatores que diferenciam os jogadores experientes dos inexperientes.

Antes de mais nada, vale lembrar que Magic é um jogo de estratégia. Existem diversos fatores para serem levados em conta durante uma partida, mas com certeza é a relação deck-piloto que conta os pontos que podem garantir uma vitória. Dessa forma, é correto afirmar que um deck muito bem construído, mas sem o piloto adequado, normalmente não vai ter um desempenho tão bom quanto se tivesse.

Nesse momento, a pergunta é: o que é um "bom piloto" e um "mau piloto"? Basicamente, podemos definir que um bom piloto é aquele que não apenas sabe tirar o proveito máximo do deck, como também conhece diversos outros fatores (como reconhecer o deck do oponente e prever suas jogadas, saber o momento certo de fazer determinados movimentos, blefar, etc). E o mau piloto é aquele que apenas utiliza o deck, sem levar em conta todos estes fatores que afetam o jogo indiretamente. Mas essa diferenciação existe unicamente devido a experiência do jogador em questão. Um jogador experiente já está acostumado a não utilizar apenas o deck com o qual joga, mas também todas as táticas e "malandragens" além do mesmo.

Por outro lado, o jogador inexperiente é por demais apressado e não espera até o momento certo para usar os recursos que ele tem disponíveis. Por exemplo, um Raio comprado por este tipo de jogador será usado imediatamente. Se o adversário dele não controlar criaturas, o Raio será dado no próprio oponente, tirando 3 pontos de sua vida. Um jogador mais experiente guardaria esta carta para ser utilizada posteriormente quando ele pode precisar mais. Mesmo que um oponente tenha uma criatura em jogo, talvez seja melhor guardar o Raio para outra criatura mais perigosa. Ser capaz de utilizar recursos adequadamente é parte fundamental do jogo.

Da mesma maneira, ser capaz de reconhecer o que faz uma carta utilizável é outra qualidade de um jogador mais experiente. Há muitas cartas no Magic que um jogador novato acha que é boa, enquanto um jogador veterano não acha tão útil. Entre essas cartas podem haver criaturas"grandes". Criaturas grandes, como uma 9/9, ou 10/10 se destacam aos olhos de um novato, por seu tamanho. Entretanto, criaturas como essas requerem muitos recursos (alto custo de mana) para serem baixadas, e um jogador experiente certamente terá uma carta para lidar com uma dessas em seu deck. O jogador inexperiente usará todos os seus recursos para colocar em jogo uma dessas criaturas fortes, que facilmente será eliminada pelo oponente, pois ele já tinha algo guardado para este tipo de ameaça (seja anulando a mágica, destruindo a criatura ou talvez até mesmo tomando o controle dela).

O bom uso de mágicas que anulam outras mágicas é outra marca dos jogadores mais experientes. Cartas como Contramágica, Fuga de Mana, Proibir e outras cartas do mesmo tipo precisam de um pouco de habilidade para serem usadas. Decidir quais mágicas anular pode ser crucial para o resultado da partida. Um jogador inexperiente usará uma Contramágica na primeira oportunidade que tiver. Um jogador levemente mais experiente irá esperar para usar, mas ainda assim usaria na mágica errada. Um jogador experiente sabe quais mágicas são perigosas e poderá controlar bem o jogo sabendo deste tipo de informação. Aprender quais mágicas são perigosas é algo que se aprende com o tempo. Não há uma fórmula que determine quais mágicas devam ser anuladas. Somente durante uma partida haverá direfentes situações nas quais o jogador deve decidir quais decisões tomar. Como um jogador reage a essas situações é o que determina seu nível de experiência.

Ambas as habilidades de jogar bem e construir bons decks são desenvolvidas com o tempo. Alguns jogadores são melhores jogando do que construindo decks, e vice-versa. As pessoas tem estilos de jogo diferentes. Todos esses fatores são o que fazem diferentes tipos de jogadores de Magic. Cada jogador tem suas características individuais. Enquanto um pode ser capaz de fazer um grande deck, ele talvez não consiga jogar com sua capacidade total. Ele hesitará e tomará decisões erradas durante o jogo. Isso significa que ele pode ter anulado a mágica errada, usar mágicas de remoções como Espadas em Arados ineficientemente ou usar mana errada para jogar suas mágicas. Usar Espadas na primeira criatura que o oponente jogue, pode ser uma jogada errada. Ou talvez, pode ser a jogada correta em determinadas situações. Um jogador deve decidir essas coisas. Talvez a criatura jogada fosse Aves do Paraíso e removê-la de jogo atrasará a produção de mana do oponente.

Ao contrário disso, o oponente pode ter melhores alvos para usar Espadas em Arados. O jogador deve decidir algumas coisas. Eu serei capaz de lidar com outras criaturas se eu remover Aves do Paraíso do jogo? Vale a pena a vantagem que eu ganharei removendo esta criatura do jogo nesse momento da partida? O jogador deve decidir qual é a estratégia mais eficaz baseando-se nos recursos que ele tem na mão e em seu deck e nos recursos que ele acha que o oponente tem. Questões como essas ajudarão um jogador chegar a uma conclusão sobre jogar uma carta imediatamente ou esperar um outro momento. Simplesmente, jogar uma carta no momento certo é o caminho para se ganhar o jogo. Tomar decisões corretas é, no entanto, mais fácil de falar do que de se fazer. Até mesmo os melhores jogadores enfrentam dilemas para tomar decisões. Sempre há uma melhor estratégia para um jogo? Para responder este tipo de questão, pode-se somente basear na lógica da teoria de jogo. Dessa forma, ser apto a lidar com situações adversas e apresentar uma efetiva resposta a tais situações é o que faz você ganhar um jogo e, portanto, definirá o quão experiente você é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário