terça-feira, 1 de junho de 2010

Conceito de Advantage

O conceito de Card Advantage é relativamente simples, mas a quantidade de condições e as vantagens reais já são um caso a parte. Também se expande em dois conceitos adicionais: Virtual Card Advantage e Time Advantagem.

Card Advantage significa ter mais cartas na mão que seus oponentes. Por quê? Se você consegue comprar 2 cartas por turno e seu oponente apenas 1 você tem mais vantagens reais no jogo, pois terá mais chances de construir sua base de mana e provavelmente também terá uma gama maior de mágicas para conjurar, fazendo com que o "fôlego" do seu deck demore mais a acabar.

Basicamente, Card Advantage pode ser obtida através de compras (draws), descartes, recursar, locks e fazer os oponentes gastarem mais cartas que você. Vejamos todas estas opções com mais detalhes:

Compra: Se a mágica tem um draw ela geralmente é melhor que uma que não tem. Se a mágica tem um bom efeito e um draw ela é muito boa. Se a mágica tem um custo baixo, um bom efeito e um draw ela é perfeita. Exemplos: Brainstorm, Fact or Fiction e Ancestral Recall.

Descarte: Algumas cores têm dificuldade em realizar compras ou tornam o custo delas muito proibitivo, então é mais simples fazer os oponentes descartarem e assim criar um card advantage de modo diferente. Exemplos: Terapia da Cabala, Hymn to Tourach, Perseguir e Espectro Hipnótico.

Recursar: Mágicas que podem ser usadas duas vezes, como aquelas que possuem habilidades de Recapitular, Recuperar e, as vezes, Kicker (gerando dois efeitos com a mesma mágica). Exemplos: Retorno AterrorizanteRaio de Fogo e Fim do Compromisso.

Lockar: Provavelmente a tática mais difícil entre todas as citadas. Baseia-se em tirar as condições e recursos do oponente, de modo que não consiga usar suas cartas. Exemplos: Mago Interferidor, Clarão do Eter e Orbe Hibernal.

Gastar Mais: Aqui vale mais a experiência do jogador. Trata-se de fazer o oponente gastar mais cartas do que você. Eis um exemplo prático: você tem 3 criaturas no campo de batalha e seu oponente tem a mesma quantidade. Ele gastou uma carta (digamos, Espadas em Arados) para matar cada criatura sua (ou seja, gastou 3 cartas para eliminar todas as tuas criaturas). Você, por outro lado, usou uma Cólera de Deus e eliminou as 3 criaturas dele de uma vez só. Percebeu a vantagem da jogada? Foi necessário gastar apenas 1 carta para lidar com múltiplas ameaças, enquanto seu oponente teve que gastar muito mais.

Por outro lado, em casos de Falso Card Advantage, tudo que faz seu oponente comprar também ou causar um efeito não esperado costuma ser ruim para você. Por exemplo: jogar um Estiolar a Mente no oponente e ele descartar 2 Táticas de Guerrilha. Você planejou um efeito, mas ocorreu o contrário da sua expectativa pois o oponente conseguiu tirar proveito e causar muito dano sem precisar gastar nada para isso.

A diferença entre Virtual Card Advantage e Card Advantage é que a vantagem quantitativa não existe, mas ocorre uma vantagem qualitativa. Por exemplo, ao jogar uma Busca Frenética, você comprará 2 cartas e depois descartará 2 cartas. Qual a vantagem aqui? Perder 3 cartas para se comprar 2 apenas? Aparentemente, isso seria julgado como desvantagem... mas, na verdade, é o processo seletivo que importa! Você filtrará as melhores mágicas para permanecerem na mão e as desnecessárias no momento são descartadas.

Antes de falar do Time Advantage é importante saber o conceito de Tempo. No Magic, Tempo é a "corrida" para zerar os pontos de vida de seu oponente. Ou seja, trata-se da contagem de turnos em que a partida acabará se naquele determinado momento ninguém fizer mais nenhuma mágica. Dessa forma, Time Advantage já é um conceito mais difícil de se explicar... mas de maneira resumida trata-se de atrasar as jogadas do seu oponente e garantir que no turno seguinte você terá mais recursos disponíveis do que ele. Por exemplo, no passo do oponente, você joga um Bumerangue e devolve um terreno para a mão dele. Você acabou de atrasá-lo 1 turno, pois agora ele precisará de um novo turno para baixar aquele terreno e você já terá superioridade de manas. Continuando este processo, logo você terá bem mais recursos disponíveis do que o oponente e poderá fazer suas mágicas mais fortes bem antes das dele.
 

Um comentário:

  1. muito bom os textos sobre o magic.
    a gente podia fazer uma compilação em forma de livro e em ordem cronológica. tipo uma versão não oficial. ^^
    parabéns pelo teu plano! x)

    ResponderExcluir