domingo, 11 de julho de 2010

Gatherer


Ferramenta Oficial da Wizards of the Coast, contendo um banco de dados com todas as cartas existentes de Magic com as informações oficiais devidamente atualizadas e prontas para pesquisa.

Possui um sistema de busca eficiente, em que pode-se procurar pelo nome da carta, seu texto, seu tipo, sua cor, seu texto ilustrativo e/ou pelo nome de seu desenhista; além de um sistema de filtragem e de ordenação eficiente.

Usá-lo é bastante simples: você pode procurar pelo nome completo exato de uma carta (exemplo, digitar exatamente "Phage the Untouchable" para ver todos os detalhes da carta), ou por alguma informação que você gostaria de saber quais cartas a possuem (exemplo, digitar "goblin" e ver todas as cartas que possuem esta palavra), ou ainda filtrar apenas por uma ou mais cores (exemplo, procurar todas as cartas vermelhas e azuis), ou procurar por cartas de uma determinada série, ou um determinado tipo... ou até mesmo fazer uma busca por várias dessas informações cruzadas (exemplo, procurar por todas as cartas que tenham a palavra goblin, sejam exclusivamente da cor vermelha e sejam da série de Lorwyn).

Quando estiver visualizando as informações de uma carta em específico, serão mostrados todas as informações oficiais de tal carta e a imagem da última versão lançada da mesma. Entre as informações de cada carta, temos: Nome, Custo de Mana, Tipos, Texto da Carta, Poder/Resistência, Expansão, Raridade, Outros Sets, Número da Carta e Artista. No item Outros Sets, você pode clicar nos símbolos das séries e ver a imagem da carta correspondente àquela série.

Existe um item no final da página que é de suma importância: Rulings. Ele contém informações importantes que explicam as principais dúvidas existentes com relação aos efeitos da carta. A grande maioria das dúvidas de qualquer carta pode ser sanada apenas lendo este item.

Por exemplo, experimente procurar por Phage the Untouchable. Você encontrará, entre as demais informações, duas coisas que lhe chamarão a atenção: no item Tipos, consta que ela é um Zumbi, e no item Texto da Carta você lê "enters the battlefield" ao invés de "comes into play". Basicamente, acontece que de acordo com as regras mais atuais, essas informações existentes no Gatherer são as grafias corretas da Phage agora. Ela ganhou o tipo Zumbi e seu texto está adequado ao novo padrão da Wizards. Além disso, no Rulings que mencionei, você encontra uma explicação bastante útil a respeito do que é considerado "conjurar da mão" e que costuma ser a dúvida da maioria dos jogadores a respeito desta habilidade.

Enfim, explore esta ferramenta e descubra toda a facilidade que ela lhe proporciona para conhecer as cartas de Magic. Certamente você passará a contar com ela mais e mais depois que conferir a vasta quantidade de informações que ela possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário