quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Formar Bando

Certamente já deve ter acontecido com você a situação de um certo dia estar olhando uma pilha de cartas velhas e notar uma estranha habilidade em algumas delas: Formar Bando (Banding ou Bands With Others). Pois saiba que esta é uma habilidade muito antiga que apareceu em muitas cartas ao longo dos primeiros anos de história do Magic. Formar Bando apareceu primeiramente nas criaturas brancas, verdes e em alguns artefatos também. Depois, consolidou-se como uma habildade quase exclusiva de cartas apenas brancas.

Mas o que é exatamente essa habilidade? Como antigamente as cartas não possuíam textos explicativos sobre as habilidades, para descobrir como esta mecânica funcionava, era necessário aprofundar-se no Manual de Regras do jogo. Formar Bando é uma habilidade estática que altera a Fase de combate e, basicamente, significa que você pode juntar qualquer número de criaturas possuam esta habilidade e ataquem juntos como uma única e grande criatura contra o seu adversário (ou seja, como um “bando”). Isso permite ao jogador defensor bloquear o bando inteiro com apenas uma criatura bloqueadora, mas ao contrário do que aconteceria normalmente, é você (jogador atacante) quem determina como o dano de combate da criatura bloqueadora será causado entre aquelas que fazem parte do seu bando.

Da mesma forma, mas em uma situação contrária, o jogador pode usar a habilidade de Formar Bando para defesa. Porém, na verdade, ele não chegará a constituir um bando, apenas alterará a forma do dano de combate entre as criaturas. Neste caso, criaturas que tem Formar Bando podem bloquear uma criatura atacante e será o jogador defensor quem decidirá como o dano de combate da criatura atacante será causado entre as suas criaturas bloqueadoras (importante: isso apenas se aplica às criaturas bloqueadoras que possuem a habilidade de Formar Bando).

Esta habilidade é bastante obsoleta em questão de mecânica de jogo e, para aumentar a confusão que ela costuma causar, ainda existe a possibilidade de incluir uma criatura que não possua esta habilidade no seu bando de atacantes. Então, quando o jogador declara os atacantes, ele pode declarar que uma ou mais criaturas atacantes com Formar Bando e até uma criatura atacante sem esta habilidade estão todos em um bando.

Nunca houve nenhum deck efetivo com esta habilidade desde o princípio do Magic. Nem mesmo um deck casual sério, principalmente por causa dos resultados ineficientes do uso dos bandos. Afinal, do que adianta atacar com um grupo de dúzias de criaturas, se apenas um bloqueador é necessário para parar todas ao mesmo tempo? Além disso, as criaturas nem mesmo compartilham suas habilidades, sendo cada uma tratada diferentemente durante a etapa de dano de combate. Dessa forma, se existe alguma criatura com a habilidade Voar integrando o bando, o restante das criaturas que fazem parte dele não terá essa habilidade. Inclusive, neste caso, o bloqueio do bando poderá ser feito por uma criatura que não seja voadora.

Como você deve ter percebido, atacar com um bando parece bem mais desvantajoso na maioria das vezes. No entanto, existe pelo menos uma pequena utilidade nessa habilidade: suponha que o jogador defensor possua uma criatura 5/5 e você ataque com um bando de cinco criaturas 1/1. Se o bando for bloqueado pela criatura 5/5 do seu oponente, você poderá decidir que ela cause 5 de dano em uma única das suas criaturas 1/1. Sendo assim, a criatura bloqueadora será destruída e você terá quatro membros do seu bando ainda intactos.

Na expansão de Legends, o ciclo de Terrenos de Bandos Lendários constituíram o centro das piadas dos jogadores desde o seu lançamento (são eles: Cathedral of Serra, Adventurers Guildhouse, Mountain Stronghold, Seafarer's Quary e Unholy Citadel). Há um para cada uma das cinco cores e sua única habilidade é conceder Formar Bando para suas criaturas lendárias da respectiva cor (não, elas não produzem nenhum tipo de mana). Estas cartas são rotineiramente consideradas como as piores de todo o Magic.

Entre alguns fatores curiosos sobre esta habilidade, vale ressaltar que as últimas cartas impressas com tal característica faziam parte da série Alísios, em 1997, e anteriormente algumas delas haviam sido reimpressas na Quinta Edição. Além disso, Formar Bando também apareceu em uma carta comemorativa de Unglued, chamada Old Fogey, que é uma criatura possuidora de todas as habilidades essencialmente inúteis ou obsoletas do jogo.

5 comentários:

  1. Isso quer dizer que se eu tiver Arena ou qualquer coisa que impeça que mais de uma criatura ataque por turno eu posso atacar com varias criaturas desde que elas tenham a habilidade de Formar Bando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tua pergunta não ficou muito clara, mas para atacar usando a habilidade de Formar Bando, todas as criaturas que pertencerão ao Bando devem ser declaradas como atacantes normalmente, a única diferença é que além disso tu também anunciará que elas constituem um Bando... ou seja, tu não pode atacar só com uma e simplesmente adicionar outras dizendo que fazem parte do Bando.

      Excluir
    2. Vou meio que refazer a pergunta dele pois achei a resposta meio confusa.
      Digamos que o "adversario A" tenha a carta Autoridade de Alfa encantando a criatura atacante, logo ela não pode ser bloqueada por mais de uma criatura. Você pode declarar um bando como bloqueador?

      O mesmo para o ataque, caso o "adversário A" possua alguma carta que diga que você só pode declarar um atacante, neste você pode declarar um bando como atacante? (desculpa por não dar nenhum exemplo, sou novo nisso e não conheço muitas cartas ainda)

      Agora quanto a habilidade em si, não sei como eram as cartas da época, mas entendo como foi uma habilidade um tanto inutil (por conta da confusão das habilidades e pouco valor pratico)
      Porém se fosse possivel combar Formar Bando com Povoar iria ser extremamente útil, pois uma ficha iria gerar outra, ambas iguais quanto a habilidade e podendo formar bando, logo aumentaria a efetividade defensiva. Porém ofensivamente, sem atropelar continua inutil...

      Excluir
    3. Ah, agora entendi a tua dúvida! No caso da Autoridade Alfa, um bando não pode ser declarado como bloqueador pois o bando ainda é consistido por várias criaturas. Elas apenas possuem a característica de fazer parte do bando, Então, como a Autoridade Alfa restringe a quantidade de bloqueadores, um bando não poderá ser formado.
      A carta perfeita para tornar a habilidade Formar Bando inválida é Arena de Duelos, que só permite que uma criatura ataque e que uma única criatura bloqueie, sempre.
      Sim, concordo contigo, se as habilidades fossem compartilhadas entre todas as criaturas do bando seria muito mais útil e eficiente! Mas infelizmente acho que nunca veremos isso acontecer.

      Excluir
  2. Olá. Minha duvida é quando eu sou o defensor com 2 criaturas terrestres de formar bando. Eu consigo formar um bando para bloquear criaturas voadoras, ou devo ter 1 do bando que voe? Obrigado.

    ResponderExcluir