terça-feira, 10 de maio de 2011

Magic Online

Magic: The Gathering Online (MTGO), ou apenas Magic Online, é o programa eletrônico oficial da Wizards of The Coast para jogar Magic através da internet. Trata-se de uma alternativa oferecida pela Wizards para os jogadores, um mundo virtual no qual podem trocar, comprar e vender cartas com dinheiro vivo, embora as cartas existam apenas no mundo virtual.

O Magic Online foi criado em 2001/2002 e vem sendo alterado a cada nova versão. Não há como negar que o programa revolucionou o jogo. As informações são trocadas numa velocidade absurda e praticamente toda informação desejada está disponível no site da WotC. Assim, o Magic Online proporcionou uma ascensão do Magic incontestável e temos novos jogadores surgindo no cenário nacional e mundial.

Quanto ao programa em si, disponibilizar-se-á um tutorial das principais funções para que o leitor que ainda não for familiarizado possa ter uma noção geral da interface.

Para fazer download do programa, basta acessar o site http://www.mtgonline.com/ e seguir as instruções:



Após baixar o programa, é hora de criar uma conta. Pode ser pelo próprio site ou na tela inicial do jogo:



Uma vez criada a conta e o leitor estar logado, esta será a tela inicial que será vista:

Quando é criada a conta, recebe-se (via email) um cupom de U$9,99 de crédito para serem gastos na loja oficial, para estimular o consumo na mesma. Para acessá-la, basta clicar onde está escrito Store (no canto inferior esquerdo da tela) ou Shop (em cima, à esquerda) e selecionar os produtos desejados. Caso o valor do cupom seja excedido (ou até mesmo se não houver um cupom e o leitor quiser comprar produtos), será necessário utilizar um cartão de crédito internacional válido. É simples e basta seguir os passos da própria loja. Outra informação importante é que o site é considerado seguro.


No entanto, também são aceitos pagamentos via paypal, para aqueles que conhecem o sistema e possuem conta no site (para maiores informações: http://www.paypal.com).

Contudo, há, ainda, uma terceira opção: câmbio paralelo. É muito comum que jogadores de Magic não possuam cartões de créditos internacionais ou mesmo não o queiram usar com essa finalidade. Para estes, o câmbio paralelo se torna a melhor opção. Trata-se de uma operação que deve ser realizada com outro brasileiro, para que o dinheiro possa ser transferido entre contas correntes/poupanças ou pagos diretamente à pessoa. Todavia, para evitar problemas de ordem caloteoulística, é bom que se procurem vendedores confiáveis.

Para comprar, vender ou trocar cards, basta clicar em Trade na página inicial e a seguinte tela surgirá à sua frente:



Caso queira ver todos os anúncios, basta clickar em Show All (no centro, bem em cima). Preferindo ser mais específico na busca por uma carta, basta digitar o nome no espaço disponível ao lado da palavra Search e clicar nela.

Para postar um anúncio também é simples: digite o que quiser anunciar na caixa de texto grande e retangular acima do botão Submit Posting e clique no mesmo.

Para iniciar uma troca, seja com um amigo ou terceiros, basta clicar com o botão direito do mouse no nick e selecionar a opção Trade.

Para ver sua coleção, basta clickar em Collection no canto inferior esquerdo:



Outra informação útil é de que existem muitos bots no Magic Online. Bots derivam da palavra robots e são programas de computador utilizados para efetuar as trocas por um usuário.

Para montar decks, basta clicar em Deck Editor:



Aqui, mais atenção se faz necessária: existem muitos filtros na parte superior da tela, e se não forem lidos com cuidado, poderão gerar o desespero de não conseguir encontrar um card que se tem.

Para finalizar, falemos do botão Menu que é o mais à esquerda da tela (canto inferior). Ele apresenta diversas opções: Obter Ajuda, Configurações Pessoais e Jogos em geral (desde casuais a torneios), entre mais algumas outras. Os torneios são divididos nas seguintes categorias: Premier Events (torneios com horário marcado com um custo um pouco mais caro que os demais, mas uma premiação consideravelmente superior. No momento só acontecem de sexta-feira à domingo. Sem limite de jogadores. Duração mínima de 6 rounds + top 8), Daily Events (torneios com horário marcado, com um custo inferior aos premier events, ocorrem o dia todo e todos os dias, sem limite de jogadores, mas limitado a 4 rounds) e 8 Player Draft e 8 Player Constructed (torneios que acontecem a todo instante, com no mínimo 8 jogadores e no máximo 3 rodadas de eliminatório).



Nenhum comentário:

Postar um comentário