segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Anatomia das Cartas

As partes de uma carta são nome, custo de mana, ilustração, linha de tipo, símbolo de expansão, caixa de texto, poder e resistência, crédito da ilustração, texto legal e número na coleção. Algumas cartas podem ter mais do que uma ou todas essas partes.

Nome: está impresso no seu canto superior esquerdo da carta.

Custos de Mana e Cor: o custo de mana de uma carta é indicado pelos símbolos de mana próximos à parte superior da carta. Na maioria das cartas, estes símbolos estão impressos no canto superior direito e representa o que um jogador deve gastar de sua reserva de mana para conjurar aquela carta. Alguns objetos não têm custo de mana, como todos os cards de terreno por exemplo, o que significa que são jogados sem pagar quaisquer custos. Um objeto (carta, ficha, etc) é da cor ou cores dos símbolos de mana em seu custo de mana, independentemente da cor da sua moldura e, logicamente, objetos sem símbolos de mana coloridos em seus custos são incolores. Da mesma forma, um objeto com dois ou mais símbolos de mana coloridos diferentes em seu custo é de cada uma das cores desses símbolos.

Ilustração: é impressa na metade superior de uma carta e não tem efeito no jogo. Por exemplo, uma criatura não tem a habilidade de voar a não ser que isso esteja escrito em seu texto de regras, mesmo que a sua ilustração a apresente voando.

Linha de Tipo: está impressa diretamente abaixo da ilustração. Ela contém os Tipos da carta. Ela também contém os Subtipos e Supertipos quando aplicáveis.

Símbolo da Expansão: indica de qual coleção de Magic uma carta é proveniente. Ele é um pequeno ícone normalmente impresso abaixo do canto direito da ilustração. A cor do símbolo da expansão indica a raridade da carta dentro da coleção. Um símbolo vermelho alaranjado indica que a carta é mítica rara. Um símbolo dourado indica que a carta é rara. Um símbolo prateado indica que a carta é incomum. Um símbolo preto ou branco indica que a carta é comum ou é um terreno básico.

Caixa de Texto: é impressa na metade inferior da carta. Ela geralmente contém o texto de regras que define as habilidades da carta. Algumas cartas (mais as criaturas) não têm nenhuma informação nesta área (sem contra os testos em itálico, aonde já chegaremos), que significa que aquela carta não tem nenhuma habilidade especial. Na maioria das cartas, você irá ver uma seção de texto em itálico abaixo do texto da habilidade que conta uma pequena história ou então dá a você uma citação de referência à carta. Isto é o que chamamos de flavor text. Flavor text é uma chance de você se sentir por trás da história do jogo contando a você um pequeno pedaço ou uma história sobre o card e como ele se encaixa no mundo de Magic.

Poder/Resistência: uma carta de criatura tem dois números separados por uma barra impressos em seu canto inferior direito. O primeiro número é o seu poder (a quantidade de dano que ela causa em combate), o segundo é a sua resistência (a quantidade de dano necessária para destruí-la). Por exemplo, 2/3 significa que o objeto tem o poder 2 e resistência 3. Poder e resistência podem ser modificados ou definidos a valores específicos por efeitos.

Informações Abaixo da Caixa de Texto: cada carta apresenta um texto impresso abaixo da caixa de texto que não tem efeito no jogo. O crédito da ilustração de uma carta é impresso na primeira linha abaixo da caixa de texto. Ele aparece após o ícone do pincel ou em cards mais antigos, após a abreviação “Ilust”. O texto legal (a fina linha impressa na parte inferior da carta), lista as informações de marca registrada e direito autoral. Algumas também apresentam o número da carta conforme a quantidade de cartas existentes naquela coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário