segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Liga Izzet


A Liga Izzet mantem os sistemas de água, os sistemas de aquecimento, e todos os outros sistemas de conveniência moderna e infra-estrutura em execução em Ravnica. Isto, no entan-to, é um tédio mundano para um Izzet.

Esta guilda é o lar dos mestres da ciência teórica, invenção e feitiçaria. Sua natureza é uma paixão para a descoberta, o conhecimento e a curiosidade imprudente. Suas mentes brilhantes saltam de um assunto para outro como capricho aprouver. Muitos membros da Liga podem ser adequadamente descritos, da melhor forma, como cientistas loucos.

Os Izzet são experimentadores obsessivos, a epítome de um intelecto criativo aguçado combinada com uma lamentavelmente pequena capacidade de concentração. A função original dos Izzet era oferecer soluções para os projetos de obras públicas (esgotos, calefação, estradas), mas é comum suas experiências gerarem, em vez disso, gêiseres de mana, fendas espaciais e portais arcanos. Ultimamente o mestre da guilda, o dragão Niv-Mizzet, impeliu os Izzet a mergulharem cada vez mais fundo em uma magia mais experimental e perigosa. Não se sabe o propósito dessas experiências.

O dragão ancião Niv-Mizzet esteve presente durante a formação das guildas na assinatura do Pacto das Guildas. Pensando que poderia ser divertido conduzir uma, Niv-Mizzet fundou a Liga Izzet, composta no início por magos admiradores do brilhantismo e majestade do Mente de Fogo. Após a assinatura do Pacto ds Guildas, a Liga ficou responsável por impedir que catástrofes naturais perturbassem a ordem no plano. Contando com a ciência mágica e inventiva mais avançada de todas as guildas, os magos Izzet projetaram os alicerces da Cidade de Ravnica – com toda a infraestrutura necessária. Grande parte dos habitantes do plano viram que a ciência Izzet, apesar de instável, trazia ralmente mais bem estar e comodidade. Com o tempo e velocidade característica do trabalhado impetuoso dos Izzet, a cidade cresceu e engoliu todos os campos, florestas, montanhas e qualquer outro tipo de paisagem natural até não restar mais nada no horizonte. A natureza, mesmo implacável como de costume, não foi capaz de conter a civilização promovida pela tecnologia dos cientistas loucos.

A partir de então, a Liga Izzet ficou responsável pelo funcionamento de quase todos os engenhos que mantém Ravnica operando. Os seus magos desenvolveram o sistema de esgotos, construíram fundições, e encheram os mercados com todos os itens necessários ou desnecessários que se pudesse imaginar. Eles são ferreiros e pesquisadores impetuosos, jamais satisfeitos e sempre indo em busca de um equipamento maior ou de um feitiço mais poderoso. De fato, eles são os únicos que entendem realmente como e porque a magia funciona, e detêm conhecimento sobre os "universos planares", bem como especulações sobre como este poder planar poderia ter afetado a vida e a morte em Ravnica. Isto acaba por fortalecer ainda mais a impressão que as pessoas têm sobre os Izzet como magos alucinados.

Os Izzet possuem foco apenas em seu trabalho, o que os torna a guilda que manifesta menor interesse nas intrigas e politicagens diárias da grande cidade. Por outro lado, os rumos deste trabalho mudam constantemente. Os Izzet se entediam com facilidade, e saltam de uma inspiração para outra e de uma teoria para a próxima, e como resultado, os melhores projetos dos Izzet acabam passando por inúmeras mãos antes de ser concluídos. Foi esta impaciência e desejo de resultados que fizeram de Ravnica a cidade que é hoje, grandiosa como nenhuma outra no multiverso. No entanto, ironicamente, estes mesmos impulsos com muita freqüência  sempre cabaram deixando marcas, geralmente na forma de grandes crateras, explosões e muita confusão. Os outros que limpem o estrago, pois os Izzet sempre têm muito mais o que fazer.

O episódio mais notável e catastrófico que se tem notícia desde o Decamillennial envolvendo experiências insanas dos Izzet foi com o lorde mago chamado Zomaj Hauc na zona de reclamação do vale Utvara. Zomaj Hauc foi indiscutivelmente o mais demente Izzet da história recente. Sua genialidade e obsessão por si próprio foram talvez rivalizadas apenas pelo seu guildmaster, Niv-Mizzet. Dentro dos últimos anos, ele arquitetou um esquema que se funcionasse teria devastado uma quantidade enorme das cidades de Ravnica. Seu plano envolvia três ovos de dragão verdadeiros que ele dessenterrara alguns anos antes. Hauc guardou os ovos e os aqueceu durante este tempo afim de que pudesse chocá-los e em seguida dominar a mente dos dragões. Com isso ele teria o maior poder de fogo já visto na superfície do plano para destruir Ravnica e reinar sobre as cinzas.

Zomaj Hauc conduziu seu plano em segredo de sua guilda. Usando a energia ectoplásmica absorvida pelo Cisma durante anos, Hauc abastecia as máquinas que seriam usadas para despertar os dragões. No entanto, seus planos foram interrompidos por Agrus Kos, seus aliados e a baronesa de Utvara, Teysa Karlov. Zomaj ainda conseguiu despertar dois dos dragões, mas Teysa tomou o controle de um deles e o sacrificou para matar Zomaj Hauc.

O caos causado por Hauc teve fim, mas trouxe conseqüências sérias posteriormente. Cinco nefilims, que haviam acordado devido as obras de construção de Utvara, se alimentaram do cadáver de um dos dragões acordados por ele. As monstruosidades cresceram exageradamente em tamanho e começaram a destruir tudo. Foi o suficiente para que ninguém menos que Niv-Mizzet aparecesse para resolver a situação e ajudar a goblin engenheira Crix a impedir a destruição. O paru matou dois dos nefilins, mas foi gravemente ferido pelos outros. Entediado pela luta, o dragão partiu e deixou sua guilda abandonada por muitos anos, até retornar recentemente

Não se sabe ao certo como a Liga Izzet passou a operar desde então, mas é provável que os ciêntistas loucos não cessaram os trabalhos, ainda mais depois da destruição causada no últimos tempos antes da ruptura do Pacto das Guildas. É muito provável que os Izzet tenham ordens específicas deixadas pelo Mente de Fogo para que toda a guilda se empenhe em reconstruir a cidade (como sempre fizeram).

   
ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA

O dragão Nivmizzetstryx, popularmente conhecido como Niv-Mizzet,o Mente de Fogo, foi o único líder da Liga Izzet. Ele é o ser mais inteligente sobre o plano, ultrapassando a compreensão mortal, e possuindo mais de 15 mil anos de idade, bem como sempre foi famoso por seu brilhantismo, crueldade, narscisismo, capacidade de se entediar facilmente e por ser o único dragão verdadeiro remanescente no mundo. Existem inúmeros seres dracônicos em Ravnica, como wyverns ou dragonetes, no entanto, nenhum se compara à Niv Mizzet. Ele fez vários clones menores de si mesmo para fins desconhecidos, embora sua vaidade superior possa ser um fator justificavel.

Niv-Mizzet é um dragão antigo, vaidoso, temperamental e superinteligente. Niv-Mizzet raramente se rebaixa a se ocupar da administração cotidiana da guilda, preferindo fazer planos de longo prazo e deixar que seus subordinados implementem os detalhes. Niv-Mizzet usa sua corte pessoal, o Izmundi, para guiar suas maquinações e se manter a par do que ocorre no resto do mundo. O Izmagnus é o grupo dos membros mais poderosos do Izmundi, e tem tipicamente cinco a sete membros, incluindo alguns cujas identidades são mantidas em segredo. Nem mesmo os membros do Izmagnus sabem dos mais altos planos e objetivos de Niv-Mizzet.

Contudo, sua natureza irreverente sempre impediu Niv Mizzet de simplesmente aparecer com freqüência. Ele permaneceu recluso e não foi visto públicamente durante pelo menos 2.500 anos ou mais, até finalmente aparecer alguns anos após o Decamillennial e desaparecer completamente em seguida.

O dragão ancião é a perfeita representação da guilda que ele próprio fundou. Ele é (ou era) uma das mais brilhantes mentes do plano, mas seu temperamento incendiário custou a vida de muitos de seus aprendizes. Entre suas muitas criações, esta o mizzium, um metal quase indestrutível, exelênte conduinte e a prova de falsificação.

Outra invenção, talvez a mais aclamada pelos seus súditos, é a Mente de Fogo - uma ligação mágica extrassensorial à onisciência de Niv-Mizzet. Para os magos Izzet ligar-se à Mente de Fogo é ser imerso em um brilho apaixonado. Trata-se de uma manifestação da mente poderosa do dragão criada por ele para que pudesse menter contato fácil com seus servos mais próximos. Nem todos os Izzet estão em sintonia com o Mente de Fogo, porém, a honra deve ser conquistada por meio de um teste ou uma conquista extraordinária.

Os magos ligados à Mente de Fogo acessam-a para obter respostas e concluir pesquisas sobre diversos assuntos relacionados aos seus projetos. Desta forma a Mente de Fogo pode ser comparada à um imenso banco de informações similar a uma versão ravnicana da internet, embora acessivel apenas à alguns magos Izzet.

Destaca-se também os "bizarros", um tipo de elemental artificial criado a partir de duas energias elementais conflitantes (como fo e água, ou eletricidade e vapor). Os bizarros são considerados um quebra-cabeça intrincado, uma invenção digna da genialidade de Niv-Mizzet. Devido à suas capacidades energéticas, os bizarros são ligádos magicamente às maquinas Izzet como forma de abastecimento. O parun  também pretendia transforma-los na próxima geração de serviçais Izzet, papel ocupado pelos goblins até onde se sabe.

Por outro lado, os goblins do clã Izzet costumam ter uma opinião inflamada e peculiar em relação à própria inteligência e serventia. Para piorar, estes goblins têm o hábito de perceber as coisas tarde demais, e apenas muito tarde eles começaram a imaginar a ameaça que os "bizarros" poderiam representar para suas posições.

Acima dos goblins e outros serviçais e abaixo de Niv-Mizzet, estão os magos da guilda. Muitas vezes referidos como magelords (ou lordes magos se preferir traduzir). Os magos graduados Izzet são em geral humanos de meia idade ou idosos, com raras exceções.

No fim das contas, conflitos e costumes esquisitos à parte, os magos Izzet são inegavelmente os artífices da magia e dos itens mágicos em Ravnica. Especialistas em magia elemental, os cientistas loucos usam seres elementais para guardar seus laboratórios de alquimia e ativar suas turbinas. Ao contrário da maioria das outras guildas, os Izzet não conseguem ver a importância do poder, domínio, ou riqueza. A fanática busca pelo conhecimento é a única preocupação da guilda.

Usando de dispositivos alquímicos para amplificar suas conjurações, os magos Izzet tendem a serem idosos. Seus trajes (sempre extravagantes de forma a lembrarem aos tons das escamas de seu dragão mestre) frequentemente apresentam componentes de cobre e ouro, em grande parte por suas propriedades condutoras.


FUNÇÕES E INTERESSES

A função da Liga Izzet no Pacto das Guildas originalmente era a de impedir que catástrofes naturais ameaçassem a ordem no plano. Para isso eles construiram a Cidade de Ravnica e passaram a cuidar de sua infra-estrutura. Visto da melhor forma, eles são inventores visionários que trabalham para trazer mais conforto e qualidade de vida às pessoas de Ravnica. O lado negro é que eles são cientistas alucinados com um impulso caótico por criar novas coisas, muitas vezes causando destruiçao com isso. A tecnologia e a metamagia são as principais ferramentas impregadas pelos Izzet.

Contudo, os Izzet não possuiam uma forma de organização tão fixa ou estrutura hierárquica que ultrapassasse a total reverência e exaltação ao seu líder. É o imenso tesouro de Niv-Mizzet, acumulado durante suas dezenas de milhares de anos de vida, que financiaram sua guilda. O Sindicato Orzhov rotula esta fortuna colossal como “incontável”, embora os Izzet dissesem que Niv-Mizzet sabia com exatidão o valor de seu tesouro e mantinha esta conta atualizada a todo tempo – tudo com pouquíssimo esforço.

Em uma analogia simples, a estrutura da Liga Izzet pode ser comparada a uma imensa fábrica, onde nos cargos mais elevados se encontram engenheiros e arquitetos (magelords); passando pelos funcionarios de nível técnico e chegando finalmente ao operarios de linha de montagem. A guilda atua em cada distrito da cidade como técnicos que resolvem diversos tipos de problemas diferentes; mas acima disso tudo eles também são uma guilda de magos, cuja única preocupação é a de conhecer mais e mais.

Niv-Mizzet usa sua corte pessoal, o Izmundi, para guiar suas maquinações e se manter a par do que ocorre no resto do mundo. O Izmagnus é o grupo dos membros mais poderosos do Izmundi, e tem tipicamente cinco a sete membros, incluindo alguns cujas identidades são mantidas em segredo. Nem mesmo os membros do Izmagnus sabem dos mais altos planos e objetivos de seu líder.

Os Izzet não escondem os objetivos da guilda de seus cidadãos até porque eles são muito simples: criar sempre coisas novas. No entanto, muitas invenções poder ser especiais demais ou apenas muito complexas para que as pessoas comuns tenham conhecimento, e com frequencia os cientistas loucos mantêm a disponibilidade de certas invensões apenas para eles. Muitos motivos podem estar por traz desta exclusividade.

Niv-Mizzet mantém informações compartimentalizada entre os membros de sua guilda. Em sua cabeça, ele mantém várias experiências, projetos de pesquisa e explorações elementares organizados de modo que ele é o único que percebe a forma como todos eles são interligados. À medida que recebe os resultados de uma linha de experimentação, então ele pede uma nova linha de um tópico aparentemente não-relacionado. Niv-Mizzet exige saber o resultado de cada mistura e elementais investigados, até mesmo o que pode parece ser uma experiência fracassada pode mais tarde vir a ser um ingrediente-chave para planos maiores do parun.

A maioria acredita que ele seja um maluco, um velho dragão obcecado por informações. Mas, secretamente, Niv-Mizzet está realizando um projeto grandioso e disperso que ele chama de Interlocutor. A finalidade do Interlocutor é difícil de compreender. As variedade de número de experiências que se sucedem não são suficiente para sugerir qualquer tipo de padrão para a maioria dos observadores, exceto para o Mente de Fogo.


SÍMBOLO

Um dragão estilizado. O sinete Izzet é frequentemente reformulado, cada vez mais assemelhando-se a um prepotente retrato de Niv-Mizzet. Muitas vezes o dragão no símbolo aparece com uma coroa na cabeça.


GUILDHALL

Nivix é a resisdência de Niv Mizzet. Um verdadeiro complexo de torres inteligadas localizado no ponto mais alto do Quarto Distrito. Os salões no interior de Nivix são espelhados e ecoam a geniosidade e vaidade do dragão. Os espelhos podem ser usados para replicar os efeitos de magias. Apesar de ser conhecido como o refúgio de Niv Mizzet, é difícil encontrá-lo aqui, mesmo porque qualquer individuo comum se perderia nos infinitos reflexos causados pelos espelhos. No entanto, vários “clones” do Mente de Fogo estão espalhados pelos salões de Nivix e com frequência são reverenciados por magos da guilda.

O Izzet têm redes de túneis de vapor abaixo da cidade, carregados com hidráulicas destinadas a conduzir materiais cruciais e energias crepitantes onde elas sejam necessárias. Certamente, os poderes mágicos selvagens Izzet existem em grande proporção no maquinário, o que faz com que muitos destes lugares extrapolem as normas convencionais de conjuração de magias. Nos lugares mais carregados, um mago pode perceber que sua feitiçaria esta mais eficiente, mais enérgica, mais estendida, a um grau que ele nunca evocou antes.


DOMÍNIO

Todo lugar tem a tecnologia mais avançada de toda Ravnica e está cheio de fábricas e laboratórios onde o Izzet conduzem seus experimentos e pesquisas e constroem suas máquinas. A maior parte da indústria está localizada aqui, nas montanhas. Muitas casas de caldeira Izzet, fábricas, bem como museus existem aqui. Também conhecido como o Quarto Distrito.

Nivix é o lar de Niv-Mizzet e a sede principal dos Izzet. Nivix é uma torre imensa, comparável em tamanho a Nova Prahv. Cada andar da torre abriga alquimistas, magos e sábios Izzet que estão sempre teorizando, testando e atirando experimentos malcalculados do outro lado de suas salas. No topo da torre, é claro, está o ninho do próprio Niv-Mizzet. Embora nenhuma das experiências feitas na torre pareça relacionada às outras, o grande dragão trata todas como parte de um grande projeto.

As Helicosferas parecem ser de uma série de rodas de água gigantescas, que muitos assumem são utilizados para gerar energia, de alguma forma. Na realidade, a estrutura interior dessas rodas são na verdade composta de bobinas mizzium que geram quantidades abundantes e voláteis de mana. Trata-se de uma estrutura construída recentemente, o seu objetivo (além de gerar quantidades perigosas de mana) é desconhecido.

Os Fossos de Caldeiras são uma série de passagens subterrâneas formadas por dutos de metal entrelaçados de alta pressão. Este retorcido labirinto é tão confuso que muito poucos além dos goblins resistentes ao calor do vapor pode realmente navegá-los. O Izzet foram criticados no passado para o uso desses túneis para realizar grandes (e bastante arriscado) experimentos.

A Fundição Mizzium é o único lugar em Ravnica onde é permitido fundir metais. Mizzium é usado para muitas invenções Izzet e a Fundição é protegida pelos selvagens viashinos com um lança-chamas em punho. O calor lá dentro é sufocante para a maioria das outras raças, mas o viashinos se sentem em casa neste ambiente quente e úmido.


INTEGRANTES E RECRUTAMENTO

Os Izzet possuem políticas simples de recrutamento baseadas principalmente no grau de conhecimento. Contudo, toda a guilda parece obedecer a um sistema imutável de posições sociais de acordo com a raça e classe do indivíduo.

Os humanos mais inteligêntes e criativos se tornam magos, alquimistas, engenheiros, arquitetos e cientistas visionários após anos de estudo e aprimoramento, quase sempre auxiliados por uma grande variedade de mentores. Quando jovens, os humanos magos Izzet auxiliam magos mais experientes trabalhando em seus laboratórios como funcionários ou estagiários. Nestes laboratórios o aprendiz quase sempre é exposto a diversas experiências e estudos bizarros talvez até mesmo servindo como cobaias (espontaneamente ou não). A exposição a acidentes e falhas muitas vezes também é inevitável. Por estas e outras razões, quase sempre os mais promissores magos de guilda Izzet são idosos com alguma sequela causada por explosões, exposição a produtos químicos ou outra coisa. Tudo isso é considerado parte do aprendizado e de forma alguma os cientistas loucos evitam isso. Não é a toa que os magos mais respeitados da guilda sejam velhos despenteados e insanos.

Além dos magos de guilda a Liga dispôe de uma variedade de indivíduos para o serviço especializado. Os Quimiomantes, por exemplo, são alquimistas que forjam mizzium e outros elementos em transformam em ferramentas arcanas. Eles experimentam novas combinações e fundições de energias. Os chemisters são altamente competitivos, o que muitas vezes leva a rivalidades e pequenos combates. Já os Blastseekers são magos que manejam e controlam as ferramentas arcanas elaboradas pelos chemisters. Essas ferramentas não são sempre dispositivos físicos ou artefatos, às vezes os blastseekers manipulam esferas de energia elemental que flutuam em órbitas ou fluxos de lava borbulhante de água.

Tanto os Blastseekers quanto os Quimiomantes podem ter até 40 Serventes. A maioria dos quais são vedalkeanos, devido ao seu foco natural e habilidades organizacionais. Os deveres de um Servente geralmente incluem gravação e organização de informação (muitas vezes sob circunstâncias perigosas), adquirir itens raros ou elementos (geralmente sob circunstâncias perigosas) ou completar experiências (sempre sob circunstâncias perigosas).

Os Bizarros são o produto de uma outra experiência Izzet cujo objetivo foi combinar dois tipos opostos de elementais (por exemplo, fogo e gelo). Os Magos Izzet esperavam que estas combinações contraditórias poderiam criar elementais que eram mais estáveis e mais fácil de controlar. No entanto, o resultado real foi exatamente o oposto. Bizarros são ainda mais selvagem e mais imprevisíveis do que os Eelementais de seus componentes. Mesmo assim, eles costumam se tornar bons guardiões.


ATIVIDADES COMUNS

Não é comum ver muitos soldados Izzet, mas eles existem, defendendo os interesses Izzet no Décimo Distrito e além. Além disso, ogros são usados para serviços pesados. Um mago de guilda Izzet estará sempre envolvido com algum projeto alucinado e provavelmente terá muitas idéias esquisitas na cabeça mas pouquíssima noção dos estragos que poderá causar. Como já é de se esperar, os magos Izzet possuem pouca constituição física e geralmente são idosos – mas suas mentes aguçadas e caóticas sempre carregam magias perigosas e explosivas além de carregarem itens mágicos e engenhocas que fariam o soldado Wojek mais forte pensar duas vezes antes de um confronto direto.

Mas os magos raramente se afastam de seus laboratórios e usinas. Os serviçais fazem seu trabalho de campo quando é preciso e seus mestres sempre se certificam de “equipá-los” adequadamente antes de envia-los em missões. O maior desafio de entrar no caminho de um serviçal Izzet é que a maioria deles (como os goblins) abraçam suas missões com uma determinação apaixonada, determinação esta que os torna capazes de ações auto-destrutivas. Um goblin pode ser pequeno e aparentemente inofensivo a primeira vista – até acionar suas turbinas ou puxar de sua bolsa dimensional uma ou mais “bombas de mana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário