quinta-feira, 7 de março de 2013

Szadek


Szadek é um vampiro-espectral de poderes psíquicos e parun da Casa Dimir em Ravnica. Ele foi o cérebro por trás do Pacto das Guildas e da trama para destruí-la durante o Decamillenial.

Quando a guerra interminável entre diferentes facções dos habitantes de Ravnica teve um momento de pausa, Szadek se reuniu com outros poderosos líderes e propôs o Pacto. Assim, sob a alcunha de Guildas, cada grupo teria oficialmente obrigações em troca de liberdade dentro de seus domínios. No entanto, uma cláusula intrigante foi adicionada a pedido do próprio vampiro: a presença e o envolvimento de Szadek com os paruns deveria ser totalmente secreta. Nenhum dos paruns, nem mesmo o próprio vampiro, poderiam tornar a Casa Dimir pública, senão o Pacto seria desfeito.

No entanto, esta parte do acordo era apenas uma forma de esconder a verdadeira função dos Dimir para o Pacto. Quando o documento foi assinado, Szadek foi indiretamente incubido de quebrá-lo um dia. O motivo disso era deixar a própria magia do Pacto das Guildas mais poderosa, pois uma vez que houvesse uma guilda que se opusesse ao acordo, as demais poderiam se unir para combatê-la, e assim a necessidade do Pacto das Guildas perpetuaria. Isso criou um paradoxo na estrutura do Pacto das Guildas que acabaria por permitir que ele fosse tão poderoso que nem mesmo os paruns poderiam desfazê-lo por mero capricho.

Dessa forma, a Casa Dimir nunca existiu oficialmente. A população geralmente acreditava que apenas nove guildas existiam e que, se um dia houve uma décima, esta dissolveu-se há milhares de anos. O nome Dimir manteu-se desconhecido pela maioria das pessoas e aqueles que o conhecem acreditam que ele seja um mito, uma história para crianças ou uma teoria da conspiração paranóica.

Szadek possuía um plano para tentar controlar Ravnica e, para realizá-lo, em determinado momento ele pretendia quebrar o Pacto das Guildas. Por milênios ele organizou tudo para que culminasse em uma grandiosa vitória que ocorreria durante o festival do Decamillenial. Através de uma aliança com a elfa devkarin Savra, que desejava libertar Svogthir (o parun da guilda Golgari) para que ele derrotasse as Irmãs da Morte Petrificante que haviam aprisionado-o e lideravam o Enxame Golgari no momento, Szadek garantiu que seu estratagema funcionasse. Assim que ele prometeu ajudá-la confidenciando a maneira de trazer o antigo parun de volta de sua forma de pedra (cortesia da górgonas), Savra tornou-se uma assecla do vampiro. O próximo passo foi manipular o interior da Legião Boros, fazendo com que diversos cargos de chefia fossem ocupados por asseclas de sua confiança. Em seguida, ele também forjou uma aliança com o Conclave Selesnya e indicou a própria Savra para fazer parte do Coral do Conclave. Era um jeito muito astuto de adentrar em Vitu-Ghazi e se aproximar de Mat'Selesnya, o parun da guilda.

No momento do Decamillennial, Szadek tomaria o controle do Conclave Selesnya (a força oficialmente oposta à ele segundo) afim de impedir que a canção da Convocação fosse realizada pelo Coral do Conclave. Em seguida ele mataria Mat’Selesnya e destruiria definitivamente o Pacto das Guildas. Enquanto isso, a ambiciosa Savra finalmente ajustou suas contas com o trono Golgari. Conforme prometido por Szadek, ela encontro o corpo petrificado de Svogthir e devolveu-lhe a vida para a ajudá-la a derrubar as Irmãs que o aprisionaram. Em seguida, Savra usou magia matka antiga para abater Svogthir e retirar seu espírito, aprisionando-o em seu cetro, para em seguida proclamar-se a nova Rainha dos Golgari. Mais tarde, na noite do Decamillennial Savra se infiltrou no Conclave Selesnya  e tentou toma-lo também, mas Szadek a traíu e matou.

Porém, Szadek acabou sendo impedido por um tenente Wojek, chamado Agrus Kos, que capturou e prendeu o vampiro por crimes contra o Pacto das Guildas. Mas Mat’Selesnya ficou bastante debilitada após o episódio. O veterano tenente também descobriu o plano do mestre da guilda Azorius, Augustin IV, que ansiava destruir o Pacto para governar Ravnica. Agrus lentamente foi desvendando os mistérios com uma investigação insistente e participando voluntariamente das tarefas emitidas por Augustin durante todo o tempo para se manter próximo do inimigo.

Com a magia do Pacto começando a ruir, Augustin visitou Szadek em sua cela no Senado Azorius e frustou os planos do vampiro retirando-lhe a alma do corpo e a enviando para o distrito Agyrem (local onde as almas dos mortos eram destinados na cidade). Porém, mais uma vez, Szadek antecipou este movimento e, quando sua alma chegou em Agyrem, seu plano final teve início. Ele acumulou um grande exército espectral, reunindo grande parte dos espíritos desgarrados sob sua bandeira e preparava-se para uma investida aberta contra as demais guildas.

Entretanto, após derrotar a parun Boros em um confronto aberto no distrito fantasma, Szadek foi capturado pelo agora espírito de Agrus Kos, que o prendeu com um “aterrador” (um equipamento feito para capturar espíritos). Sabendo dos planos ditatoriais de Augustin, Kos assumiu o controle do Parélio e partiu para Pravh, o distrito Azoriu onde os senadores estavam reunidos. O falecido tenente forçou a embarcação angelical a se colidir com o Senado, causando centenas de mortes dentre os azorius. Augustin IV ainda estava vivo e tentava encontrar uma rota de fuga, mas Agrus Kos o surpreendeu mais uma vez, ouvindo o avanço de tropas lideradas por Teysa, que havia se unido ao tenente para dar um um fim àquela insurreição. Enquanto Augustin tenta argumentar, Kos arremessa o "aterrador" em sua direção, de forma a quebrá-lo e libertar o espírito capturado de Szadek. Enfurecido e ansioso por vingança, o vampiro destruiu o corpo e devorou a alma do árbitro-mor.

Após a dissolução do Pacto das Guildas, o parun Szadek é banido definitivamente para Agyrem. A guilda Dimir é considerada destruída e é omitida do novo pacto não-mágico criado por Teysa. Com a ausência do vampiro, a Casa Dimir esteve próxima do desaparecimento. Alguns membros desertaram para outras alianças ou simplesmente regressaram para a população comum da megalópole.

No entanto, emerge um misterioso novo mestre da guilda, Lazav. Sua inteligência e ambição criaram uma nova rede Dimir. Lazav tirou vantagem da derrota de Szadek e fez com que sua posição em Ravnica se torna-se notória. Através de uma série de inescrupulosos disfarces, ele afirma ter descoberto meios mágicos que lhe permitem ter comunicação direta com o espírito desvanecido do vampiro. Obviamente muitos duvidam de Lazav, mas quando ele começa a contar histórias ancestrais sobre Ravnica com tamanha veracidade que somente alguém tão antigo quanto o próprio Szadek seria capaz de ter conhecimento, a crença nas suas palavras começa a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário