sexta-feira, 24 de maio de 2013

Lendário


Lendário é uma informação que faz parte do supertipo de uma carta. Analisando a anatomia das cartas, você encontrará tal informação antes do travessão, na linha de Tipo (por exemplo, Borborigmo Enfurecido é uma Criatura Lendária do subtipo Ciclope). Só pode haver uma determinada permanente lendária no campo de batalha de cada jogador por vez. Se duas ou mais permanentes lendárias com o mesmo nome estiverem no campo de batalha de seu controlador ao mesmo tempo, aquele jogador deverá escolher apenas uma e colocar a outra no seu cemitério. Isso é conhecido como a “regra das lendas”

Antes das mudanças trazidas pela Coleção Básica Magic 2014 (M14), a regra para permanentes lendárias com o mesmo nome funcionava da seguinte maneira: sempre que uma criatura entrava no campo de batalha e já existia outra lenda com o mesmo nome, ambas eram colocadas no cemitério de seus respectivos donos, sem direito a respostas ou nada do tipo. Esse efeito de destruição não usa a pilha. Simplesmente não era permitido a existência de duas permanentes lendárias com o mesmo nome no campo de batalha simultâneamente.

A partir de M14, esse conceito de permanentes lendárias passa a funcionar de maneira individual para cada jogador, ou seja, agora cada jogador poderá controlar uma permanente lendária com o mesmo nome de uma controlada pelo oponente. Sendo assim, quando você e seu oponente controlarem um Geist de Santo Traft cada, nada acontecerá. Os dois continuarão no campo de batalha podendo se enfrentar normalmente.

Além disso, se você controlar um Geist de Santo Traft e outro entrar no campo de batalha sob seu controle, ao invés dos dois serem destruídos, você escolherá qual será. Por exemplo, um deles está com um marcador -1/-1, você poderá fazer com que ele vá para o cemitério e ficará com um novinho em folha.

Sendo assim, criaturas que clonam outras criaturas ou cartas que colocam cópias das permanentes (criaturas ou não), não destruirão a permanente lendária em questão do oponente. No entanto, se ela estiver copiando algo lendário seu, você ainda terá de escolher com qual deseja ficar no campo de batalha.

Os planinautas não ficaram fora dessa atualização das regras, mas para eles a regra funciona de maneira um pouco diferente, onde o que importa é o tipo do mesmo e não o seu nome. No entanto, é importante observar que os planinautas não são cartas com supertipo "lendárias". Mas seu funcionamento é similar, por isso vamos aproveitar este conteúdo para explicar ser funcionamento também.

Assim como acontece com as outras permanentes lendárias, será completamente normal existir, por exemplo, uma Liliana do Véu de cada lado do campo de batalha, ambas usando suas habilidades sem problema algum. Porém, se outra Liliana entrar no campo de batalha sob o seu controle, você terá de escolher qual permanece e qual vai para o cemitério.

Não importa se você controla uma Liliana do Véu e conjura uma Liliana Vess, é o tipo do planinauta que contará para essa checagem. Como sempre foi, na verdade. Os dois tipos dessas planinautas são "Liliana", mas ela pode existir dos dois lados da mesa, mas só uma versão por vez para cada um destes campos de batalha.

Como isso influencia no jogo? De várias maneiras. Incontáveis, eu diria. Primeiramente, boa parte do jogo não será resolvida baseado em quem baixa sua lenda primeiro. Nesse caso, afetando mais formatos como o Legacy do que qualquer outro, pois esse conta com uma lista de permanentes lendárias usadas maior que qualquer outro formato.

Não importa se você conjurou sua Liliana primeiro, ou seu Geist de Santo Traft ou Karakas, agora ambos terão a chance de usar melhor os seus próprios recursos sem precisar ficar com cartas mortas na mão ou ter de usar uma carta lendária igual à do oponente apenas para destruí-la.

Além de deixar as coisas mais justas nesses termos, será possível administrar melhor e abusar mais dos efeitos de várias permanentes lendárias. Se eu tenho uma Liliana com 1 marcador de lealdade, não precisarei mais esperar ela ser destruída de alguma maneira para conseguir conjurar outra e usar a sua segunda habilidade, que é provavelmente o que eu mais preciso no momento. Para isso, terei apenas de conjurar a outra Liliana e escolher que ela, que entrará com três marcadores normalmente, fique no campo de batalha no lugar da outra. Assim eu posso até usar o +1 da Liliana antiga e depois, com a nova Liliana, usar novamente o +1 ou então a sua segunda habilidade, como citado no exemplo.

Criaturas lendárias com efeitos que desencadeiam quando entram no campo de batalha também ganham uma vantagem bem grande. Vamos tomar como exemplo uma Facção Vendilion. Geralmente, os jogadores ficavam com uma sobrando na mão enquanto já possuíam outra em jogo e isso era horrível. Agora podemos simplesmente conjurar nossa outra Vendilion, obter seu efeito e depois colocá-la no cemitério. Isso permite também que nosso oponente faça o mesmo (o que era mais comum de acontecer do que guerra de planinautas), então imaginem como todos os jogos mudarão daqui pra frente em termos de estratégia.

Como citado também na explicação da regra, uma criatura lendária sua pode estar prejudicada de alguma maneira, como o marcador -1/-1 que eu citei no Geist de Santo Traft. Se sua permanente lendária estiver com marcadores ou qualquer encantamento do tipo Correntes da Fé, você pode simplesmente trocar ela por uma versão novinha em folha. Antes você perderia as duas. Agora, não mais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário