sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Górgonas


A Górgona é uma criatura da mitologia grega, representada como um monstro feroz, de aspecto feminino, e com grandes presas. Tinha o poder de transformar todos que olhassem para ela em pedra, o que fazia que, muitas vezes, imagens suas fossem utilizadas como uma forma de amuleto.
 
Dizia-se que existiam três górgonas: Medusa, Esteno e Euríale. Como a sua mãe Ceto (uma das divindades marinhas filhas de Pontos, o titão do mar), as górgonas eram extremamente belas e seus cabelos eram invejáveis; todavia, eram desregradas e sem escrúpulos. Isso causou a irritação dos demais deuses, principalmente de Atena, a deusa da sabedoria, que admirou-se de ver que aquelas criaturas assemelhavam-se a sua própria beleza.
 
Como intuito de impedir que entidades tão parecidas com ela mesma mostrassem um comportamento maligno, tão diferente do seu, Atena deformou-lhes a aparência, determinada a diferenciar-se. Dessa forma, os belos cachos das irmãs foram transformados em ninhos de serpentes letais e violentas, que picavam suas faces. Da mesma maneira, seus belos dentes foram alterados para presas de javalis e seus pés e mãos macias se tornaram em bronze frio e pesado. Cobrindo suas peles com escamas douradas, para terminar, Atena condenou-as a transformar em pedra tudo aquilo que pudessem contemplar seus olhos. Assim, o belo olhar das górgonas se transformou em algo perigoso e fatal.
 
Mesmo monstruosa, Medusa foi assediada por Poseidon, que amava Atena mas esta negara seu sentimento. Para vingar-se, Poseidon acabou desposando Medusa. Atena sentiu-se tão ultrajada que tomou de Medusa sua imortalidade, fazendo-a a única mortal entre as górgonas. Mais tarde, Perseu, filho de Zeus, contou com a ajuda da própria Atena para encontrar Medusa e cortar a sua cabeça, com a qual realizou prodígios.
 
No Magic, as Górgonas são criaturas humanóides femininas com pele escamosa e o cabelo feito de cobras, bem como a capacidade de calcificar entidades orgânicas através do olhar. Tratam-se de um tipo raro de criatura, mas de poder comumente avassalador, estando geralmente associadas as cores Verde e Preto. Oficialmente, a primeira carta a receber o Subtipo de Criatura com a denominação Górgona foi a Górgona Mascarada. No entanto, a Medusa Infernal recebeu uma errata, tempos depois, atualizando seu Subtipo para Górgona e se tornando a mais antiga carta relacionada a esta raça.
 
Entre as mais notáveis Górgonas do Multiverso incluem uma lutadora da Liça da Cabala, em Dominária, chamada Visara, além de um quinteto que comandou o Enxame Golgari em Ravnica sob a alcunha de Irmãs da Morte Petrificante, uma poderosa feiticeira chamada Damia e até mesmo a famigerada planinauta Vraska.
 
Por fim, no bloco de Theros as górgonas passaram a ter uma figuração maior, com muitas cartas de diferentes raridas. Hitônia foi concebida pela equipe da Wizards como a "mãe górgona", enquanto a carta Górgona das Recordações seria a "filha górgona". Em outras palavras, a filha apresentaria a habilidade de destruir uma criatura quando sua Monstruosidade fosse ativada e a mãe destruiria todas as criaturas que não pertencessem à "família". No entanto, ao contrário deste poder, na história mitológica, as górgonas eram afetadas pela capacidade de petrificação uma das outras.
 

2 comentários:

  1. Acho legal se pudessem corrigir essa história, pois não condiz com a mitologia verdadeira.

    ResponderExcluir
  2. Acho legal se pudessem corrigir essa história, pois não condiz com a mitologia verdadeira.

    ResponderExcluir