sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Planinautas


Um planinauta (do termo origianl, planeswalker) é um poderoso mago capaz de viajar através dos planos da existência. Há uma infinidade de mundos no Multiverso e os planinautas são os únicos capazes de transitar entre eles, expandindo seu conhecimento e poder através das experiências que lá vivenciam.

Um entre um milhão de seres sencientes nasce com “a centelha”, que nada mais é do que a essência inefável que faz com que um indivíduo seja capaz de se tornar um planinauta. Dentre aqueles nascidos com a centelha, poucos “acendem” sua centelha, de forma que possa lhes permitir atingirem seu potencial e viajarem entre os planos. A maioria dos planinautas tem sua centelha acesa devido a uma grande crise ou trauma, mas cada despertar é diferente. Uma experiência que leva um indivíduo à beira da morte pode acender uma centelha de planinauta, assim como um evento radical na vida ou um êxtase mediúnico que revela ao mago alguma verdade transcendental. As histórias são tantas quantos são os planinautas.

Eternidades Cegas é um termo poético usado para definir o "espaço" entre os planos. É um lugar caótico que desafia as leis da lógica e cuja semi-existência é formada por um potencial bruto chamado Éter. Somente os planinautas podem sobreviver neste meio, e apenas por um curto período de tempo. Os seres mortais sem a centelha são rapidamente destruídos pela entropia bruta e pelo mana incontido que inundam as Eternidades Cegas e atua de maneira caótica.

Na verdade, é apenas uma espécie de vácuo entre os planos onde não existe nada além de "rotas mágicas" que os planinautas seguem para se locomover de um plano para outro. Para efeito de compreensão, podemos fazer uma analogia com o Sistema Solar, onde os planos são os planetas e o vácuo entre eles corresponde às Eternidades Cegas, com a energia do Sol servindo para apontar uma direção. Quando um planinauta perde um duelo e não é morto, ele é esconjurado do plano pelo planinauta vencedor e aquele mundo passa a ficar fechado para ele por uma barreira mágica, impedindo que ele retorne. Exemplos dessas barreiras mágicas na história são aquelas que Feroz e o Memnarca criam para impedir a entrada de planinautas em seus domínios. Ou seja, uma vez banido de um plano, o planinauta fica destinado a vagar eternamente por outros planos, até que de alguma maneira a barreira seja quebrada.

Depois que a centelha de um planinauta é acesa, ele tem o poder de dedicar sua vida a uma missão pessoal, seja essa qual for. A vida de um planinauta é voltada para a exploração do Multiverso, a descoberta de estranhos segredos e experiências e o mergulho nas profundezas de sua alma mística. A vida daqueles que despertam sua centelha tornam-se muito abrangentes em termos de escolha e auto-determinação, pois não possuem mais as restrições do mundo ou do destino social no qual se incluíam anteriormente. Com a liberdade de viajar e o poder da magia, cada planinauta tem o poder de gravar seu nome na história.

Um planinauta é tecnicamente imortal porque eles não têm um corpo físico real, eles são seres formados por pura energia, e o "corpo material" que eles utilizam são avatares (uma manifestação física de seu poder). Dessa forma, a única maneira de "matar" um planinauta é extinguindo a origem desse seu poder, ou seja, a sua centelha. É por isso que, por exemplo, Urza permanece vivo mesmo após ter sido decapitado por Gerrard em Phyrexia e somente morre quando são arrancadas as Powerstones (onde residia a centelha de Urza) da cabeça decapitada para ativar a Arma do Legado, no final da Invasão Phyrexiana.
 
Planinautas não seguem nenhuma conduta em particular e nem estão sujeitos a nenhum tipo de moralidade, se assim não quiserem. Costumam ser individualistas e territorialistas, embora existam alguns conluios entre eles (principalmente entre os mais fracos, para resistir aos poderes dos mais fortes e antigos). Graças à capacidade de se deslocarem de um plano para outro quase que instantaneamente. Essa mesma característica é um fator de frustação para todos que tentam tirar a vida de um planinauta. Eliminar seus corpos físicos não é o suficiente, pois eles podem recriá-los. Seu real poder reside em sua Centelha, que concentra toda sua sabedoria e essência.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário